quinta-feira, 3 de abril de 2014

Procedimentos corretos para montagem das máquinas

Procedimentos Corretos para Montagem das Máquinas


Para realizar manutenção de um computador, é requisitado bastante cuidado com os seus componentes. A uma maneira muito correta para se manusear todos ele, são peças muito sensíveis, e durante o manuseio a tais peças, pode se ocasionar danos ao seu hardware.
A composição da maioria dos hardwares é basicamente de  circuitos eletrônicos ,por isso o contato a ele e bastante rigoroso, a eletricidade estática de nosso corpo pode também trazer problemas a eles, então é indicado que se faça uma descarga elétrica em componentes que não seja do seu computador. A no mercado, uma pulseira que realizam essa função, a chamada pulseira antiestética. Feita de um fio aterrado, ela faz o controle estático do corpo.
Uma dica muito boa para esse controle estático e procurar superfícies metálicas que não estejam pintadas. A como devemos segurar os hardwares? Pelas laterais. Assim não encostamo-nos aos circuitos. Se não tomarmos esses cuidados, provavelmente no futuro esse computador irá apresentar problemas, consequentemente no futuro você vai gastar com o seu computador.
Veremos a seguir uma maneira de se manusear alguns hardwares:
MEMORIA RAM



Usada para armazenar dados enquanto o processador processa dados. É tão importante quanto o processador. Como dizemos acima, para toda a segurança desse componente deve-se segura-lo pela lateral.

PLACA DE REDE



É um componente responsável pela comunicação do computador com a rede. Para ativa-la em seu computador, siga as seguintes instruções:
1.      Clique em “Iniciar”;
2.      Clique logo após em “Painel de Controle”;
3.      Vá até a guia “Rede e Internet” e clique sobre ela;
4.      Clique em "Centro de Rede e Compartilhamento";
5.      Clique em “Alterar as configurações do adaptador”;
6.      Clique com o botão direito em cima da "Conexão Local" e, em seguida, na opção "Ativar" para ativá-la. 


HD


O hd é o componente responsável por guardar dados em massa do computador.É uma memoria não-volátil (ou seja ,so funciona com energia). Sua vida util e de apenas três anos , pouco em relação ao tempo de duração dos outros componentes.Não a uma manutenção propia a ele ,por ser feito em locais totalmente limpos,uma simples particula pode causar problemas a todo o sistema,essas particulas atrapalham na transmissão de dados do computador por serem feitas em camadas eletromagneticas minusculas.
Com peças muito sensiveis tambem , um leve tombo pode causar danos no seu interior,importante então que se tome um cuidado redrobado ao seu  manuseio.



FONTE DE ALIMENTAÇÃO

A fonte de alimentação é o componente responsável por fornecer a energia a todos os hardwares. A fontes que possuem uma chave que regula a quantidade de energia que a fonte poderá receber. Geralmente veem em 110 v e 220 v, para saber em qual posição devemos deixa-lo, devemos saber qual a tensão da energia da tomada. É muito importante isso, pois, uma chave posicionada errada causa danos a todo o hardware.
PLACA MÃE


A placa mãe é como se fosse à coluna espinhal de todos os componentes. Ela interliga componente, permite o tráfego de informações e ainda fornece energia a alguns. É o componente mais importante de todo o funcionamento. Possuem na sua composição capacitores, circuitos integrados, resistores entre outros. Para sabermos quais componentes são compatíveis a ela , antes devemos ler seu manual.








PROCESSADOR


Espécie de cérebro do computador. É nele são processados todos os dados, possui uma forma certa de se encaixar em uma um componente que se chamar soquete. Cada processador é feito para se encaixar em um soquete, a melhor forma de se saber qual processador deve-se comprar para seu computador, é ler o manual da sua placa mãe nela possui todas as informações que você precisa.

Identificando o erro em hardwares do seu computador
Antes de qualquer manutenção em um computador, analise se o local de trabalho atende a condições necessárias, exigidas para a manutenção de qualquer dispositivo eletrônico, no caso o computador. O aparelho nunca pode estar ligado para a sua segurança e o local de trabalho não pode estar molhado, longe de impurezas (restos de comida, poeira...). E não se esquece da energia estática, os componentes precisam estar protegidos quanto a isso, então procure sempre realizar a manutenção encima de uma camada de borracha, principal isolante de energia.
1. Abrir o gabinete
Ao abrir a o gabinete encontraremos todas as informações necessárias para a nossa manutenção. É recomendado que se abra o gabinete pelo lado contrario de onde se encontra a placa mãe.












2. Retirar componentes da máquina
Você está fazendo a manutenção em um computador, e precisa sabe qual componente está danificado. Desmonte todo ele para se testar qual o problema, é possível identificar o problema também pelo setup (uma espécie de local onde contem todas as informações sobre ele).
2.1 Testando a fonte
No cabo de alimentação da fonte, a um fio verde e no segundo fio preto após deve se realizar um “jump”. Como realizar? Uma forma bem simples é conectar as duas pontas de um clips, uma na saída do fio verde e uma na saída do fio preto e ligar a fonte na energia. Caso ela ligue a fonte está funcionado normalmente.
2.2 Testando a placa mãe
Conecte o cabo de alimentação da fonte na sua placa mãe, e ligue-a na energia. Caso não haja nenhum sinal (um “bip” do speaker) o problemas esta na sua placa mãe. Se ele estiver funcionando a um sinal (“bip”) e o cooler do processador irá funcionar. Assim já sabemos que o cooler do processador está funcionando. O bip informa que está faltando a memoria que no caso é a nossa memória RAM.
2.3 Memórias RAM
Encaixe a sua memória RAM na sua placa, não houve nenhum sinal. A sua memoria está ok.
2.4 HD
Para testarmos o nosso HD, antes devemos ligar nosso monitor a nossa placa mãe, nesse momento pode haver o Boot (a inicialização de nosso sistema operacional) e o PC ligar normalmente.

Cuidado com os fios
A organização dos fios é importante tanto para o seu tempo de duração, quanto para a duração de seus conectores. Sempre nos deparamos com computadores que possuem fios soltos pelo computador, isso atrapalha até a identificação dos componentes. Uma importante tarefa que pode resolver vários problemas no seu computador é a verificação de fios que estão soltos ou mal encaixados. O mau funcionamento de alguns de alguns hardwares pode ser causado por isso.




Um comentário: